28
out
08

Doses homeopáticas de Bakhtin

Pré-post: Valeu pessoal que anda comentando geral ae! Já não estamos nos sentindo solitários…

Post: Mas agora vamos falar do assunto que realmente se refere ao título. Algo que me intrigava era que todo evento da área de linguagem que eu participava, todo trabalho que eu lia, todo professor que falava… recomendava o bendito do Bakhtin. Eu pensava: o que será que esse fulano falou de tanto? Parece até que ele é o dono das respostas de todas as perguntas.

Olha, em se tratando de linguagem, ele chegou perto. E como a palavra é a nossa ferramente de trabalho, as contribuições desse filósofo da linguagem podem ser bastante úteis para aumentar nosso nível de consciência no uso da língua…

Lendo alguns trechos do livro Marxismo e Filosofia da Linguagem, mais precisamente o capítulo 5, escontrei algumas frases phodas (ou fodásticas, como diria o Doug) que merecem destaque. Não tenho certeza se elas vão funcionar foram do contexto, mas vale a tentativa…

“Na realidade não são palavras o que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou más, impotantes ou triviais, agradáveis ou desagradáveis, etc. A palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial”

“a língua não se transmite; ela dura e perdura sob a forma de um processo evolutivo contínuo”

“Os sujeitos não ‘adquirem’ sua língua materna; é nela e por meio dela que ocorre o primeiro despertar da consciência”

“Toda enunciação, mesmo na forma imobilizada na escrita, é uma resposta a alguma coisa e é contruída como tal. Não passa de um elo na cadeia dos atos de fala”

Bom, em se pensando que este livro é de um período onde o estruturalismo (que não conseguia ultrapassar o nível da frase) imperava, o cara era no mínimo mente aberta.

E vocês viram o que o Bakhtin falou né? Cada enunciado é um elo na cadeia dos atos de fala, então, não deixem que essa corrente se rompa… enunciados “comentarísticos” são bem vindos… Ah, quem se interessou pela obra eu tenho ela digitalizada, só pedir que eu mando no e-mail…

Hasta la vista…


13 Respostas to “Doses homeopáticas de Bakhtin”


  1. 1 leandro navarro
    29, outubro 2008 às 10:00 am

    ôla que tal…

    esse bakhtin da mesmo o que falar heim… socorro…
    eu aceito a cópia digitalizada… não tem uma versão falada desse texto digitalizado? já com entendimento? nessas horas eu queria ser tipo o matrix… baixa o programa com todo o conhecimento e pronto… o estudo duraria o tempo de um download… rsrsrrss

    abraço a todos

  2. 2 Bruna Hissae
    29, outubro 2008 às 2:52 pm

    huaihauihiua
    eu também quero o conhecimento no tempo de download…. Mas como ninguém me ofereceu nenhuma pílula vermelha, eu vou ter que passar horas na frente do pc, de preferência com um dicionário!

    Eu aceito a cópia digitalizada

  3. 4, maio 2009 às 9:30 pm

    Oi, tudo bem???
    Me manda a obra por email, estou fazendo um trabalho na faculdade e vou acrescentar este trecho da obra é bem profunda e fala tudo dos tempos de hoje.
    Att.
    Mariana

  4. 27, maio 2009 às 7:57 pm

    Oi, tudo bem com você?
    Estou iniciando um projeto pedagógico e necissatarei deste outor para embasamento do projeto , você pode me envia-lo por e-mail, por favor, pois muito me interessou esse seu texto digitalizado.

  5. 5 Jaqueline
    26, setembro 2009 às 10:52 pm

    Olá, gostaria que você enviasse a obra para mim.

    Estou escrevendo meu TCC e concordo quando você diz “Algo que me intrigava era que todo evento da área de linguagem que eu participava, todo trabalho que eu lia, todo professor que falava… recomendava o bendito do Bakhtin”. Foi assim que encontrei este blog. Se você puder fazer esse favor eu agradeço.

    Jaqueline

  6. 6 Luana Rangel
    10, outubro 2009 às 4:04 pm

    eu quero o livro também… .

  7. 7 Renata
    26, novembro 2009 às 10:58 pm

    Olá!!! Por favor me mande a obra! Grata e LUZ a todos!!!!

  8. 8 Marilda
    2, maio 2010 às 3:54 pm

    Também quero uma cópia. Estou estudando linguistica e este cara está me tirando o sono

  9. 9 Jarlene Antunes
    16, dezembro 2010 às 8:23 am

    Gostei muito de está aqui. Eu adoro os estudos de Bakhtin, algumas coisas são complexas é verdade. rsrs. Se você ainda disponibilizar o livro eu aceito. Obrigada.
    É difícil encontrá-lo.

  10. 10 wellington
    2, julho 2012 às 11:02 pm

    eu quero o livro

  11. 11 TATIANE
    26, março 2013 às 10:09 pm

    OLÁ …EU GOSTARIA DE RECEBER A OBRA POR E-MAIL: TATYSOUL@HOTMAIL.COM…GRATA.

  12. 12 Fontana
    30, janeiro 2014 às 8:44 am

    Olá, gostaria de receber a obra por e-mail: divafontana@hotmail.com Obrigada! 😉

  13. 13 Monique
    1, junho 2015 às 10:47 pm

    Olá!
    Gostaria da obra por e-mail!
    Obrigada!!!


Deixe um comentário


outubro 2008
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031