Outra Pauta

Para entender o Projeto Outra Pauta

A segunda etapa da oficina Outra Pauta agora é aberta para todos os alunos de jornalismo da região que consigam se classificar para as 12 vagas disponíveis.

“Não escrevo contra alguém ou algo. Para mim, escrever é um gesto absolutamente positivo: dizer o que se admira e não combater o que se detesta. Escrever para denunciar é o mais baixo nível da escrita. Em contrapartida, é verdade que escrever significa que algo não vai bem no estado da questão que se deseja abordar. Que não se está satisfeito. Então, eu diria: escrevo contra as idéias prontas. Escrevemos sempre contra as idéias prontas”. (Gilles Deleuze)

A segunda turma do projeto Outra Pauta que a Gazeta do Paraná lança a partir de julho é a consolidação e continuidade da iniciativa pioneira e que é realizada com a parceria dos cursos de jornalismo que existem em Cascavel e região. Hoje a cidade conta com três instituições de ensino superior que oferecem a formação acadêmica para o exercício da profissão de jornalista. A Gazeta do Paraná oferecerá aos alunos desses cursos a oportunidade de participar de uma oficina de Jornalismo Literário que será coordenada pelo jornalista e Prof. Dr. Silvio Demétrio.

Desde março, a primeira turma do projeto, composta por acadêmicos de instituições de Cascavel (Unipar, Univel e FAG),  pôs em prática a atuação jornalística na produção de textos que compõem o caderno especial que circula todas as segundas-feiras encartado no jornal Gazeta do Paraná. Tendo a oficina, portanto,  a duração de quatro meses, totalizando 320 horas de atividades extracurriculares. A programação da oficina é voltada para o desenvolvimento de recursos próprios do Jornalismo Literário.

Podem participar do processo seletivo todos os alunos que estejam matriculados nos cursos de jornalismo das instituições referidas acima e que comprovem estarem cursando o 3º ou o 4º ano do curso. Nesta segunda edição, o Outra Pauta abre a possibilidade de participação para alunos que estudem em outros cursos da região e que possam se deslocar a Cascavel para participar das reuniões de pauta durante as atividades da oficina. A participação é gratuita. Mais informações serão publicadas no próprio caderno Outra Pauta, no blogue do projeto, e demais veículos autorizados pela Gazeta do Paraná.

Durante os quatro meses da oficina serão produzidas reportagens especiais a partir de métodos do Jornalismo Literário, vertente que tem na experiência americana do New Journalism e no tipo de jornalismo que marcou época no Brasil com a revista Realidade seus principais referenciais. O jornalismo literário pode ser definido como uma abordagem diferenciada do processo de produção jornalística no sentido que os aspectos formais do texto são tão importantes quanto o conteúdo da matéria. Trabalha-se com uma proposta fundamentada em desautomatizar rotinas, que dentro de uma maneira convencional de se produzir jornalismo, acabam por estereotipar o olhar que o jornalista lança sobre o fluxo dos acontecimentos da vida da comunidade para qual ele escreve. O jornalismo literário também é conhecido como jornalismo narrativo – nos países de língua inglesa é o termo que atualmente se emprega para designar este tipo de prática jornalística. A New Yorker, por exemplo, é uma publicação que trabalha fundamentalmente com este tipo de abordagem. Aqui no Brasil o que mais se aproxima atualmente desse tipo de jornalismo é o que é produzido pela Revista Piauí.

Além dos trabalhos práticos da oficina, o professor Silvio Demétrio conduzirá discussões sobre os limites entre fato e ficção, estilo e norma, opinião e informação, especialização e segmentação, além de elementos da formação histórica do jornalismo literário. Ao longo da realização das oficinas serão programadas algumas discussões abertas para todos os estudantes de jornalismo da região a partir da exibição de material áudio-visual sobre os principais marcos na construção dessa modalidade de jornalismo como a obra de Tom Wolf, Hunter Thompson, Truman Capote, O Pasquim, Realidade, entre outros.

Prof. Dr. Silvio Demétrio

Coordenador do Outra Pauta

Contato:

outrapauta@gazetadoparana.com.br

Anúncios

0 Responses to “|O Projeto OUTRA PAUTA|”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: