12
maio
08

Outra Pauta, Outro Design

Boa-tarde a todos!

Hoje, decidi escrever no blog e publicar algumas das referências de design do Outra Pauta.
A proposta do caderno é inovar em relação aos textos e inclusive ao layout.
Como vocês perceberam, até agora buscamos enfatizar ilustrações e fotomanipulações a imagens. Para que isso? Ilustrar os textos de uma forma não redundante. A idéia não é colocar em cores e formas exatamente o que os textos dizem, a proposta é exatamente o contrário, favorecer uma riqueza de leitura, inclusive de forma não tão explícita, construindo ligações adicionais nesta relação texto/imagem.

A concepção de Jornal enquanto meio de comunicação parece ser possível somente de uma forma: textos e imagens que os ilustram. Os textos sempre são fatos em tempo real e a falta de tempo não deixa criar uma congruência de símbolos textuais e imagéticos. É claro, sabemos da importância dos fatos diários, de notícias urgentes e da seriedade e credibilidade que as fotos ou gráficos precisam denotar. Porém… nem todas as notícias são para ontem… conquistam espaço e geram repercussões que não têm validade.
Que tal escrever sobre uma praça esquecida no corração da cidade? Qual a validade da Av. Carlos Gomes e as histórias dos moradores daquele “Umbigo da cidade”?

Percebendo as possibilidades de uma OUTRA PAUTA, a oficina busca escrever por caracteres e cores fatos que não perdem a validade a cada segunda-feira.

E por falar em cores, uma grande escola artística que utilizamos como refrência visual é o movimento Pop Art.

O movimento artístico que surge pela “indústria cultural” tem o objetivo de tornar a arte popular, quebrando os paradigmas da arte moderna, elitizada. Ou seja, a arte começa a aparecer com mais freqüência em jornais, cartazes, etc.
É claro que nesse processo devido a questões ligadas à produção há simplificação de formas e diminuição de cores.
Sim, se você pegar um jornal vai perceber que a impressão do jornal não é a melhor possível, comparando-a a outros meios, porque isso é característico dessa forma de produção – retícula com pontos maiores e um desencaixe de cores possível.
Pensando nisso e avaliando que é possível ganhar impacto visual na utilização de fatores artísticos, procurei a compensação pelo CONTRASTE.
Pop art é isso, contraste. Você procura diminuir ao máximo a continuidade entre as cores. Por isso, esse estilo artístico moderno casa tão bem com o jornal.

Mas não é só aí também, a partir da década de 60 e do desenvolvimento de vários meios artísticos e em maior contato com o público, a Pop Art esteve no cinema e na música também.
Abaixo está a foto do CD do Velvet Underground criado por Andy Warhol, artista plástico, produtor cinematográfico, cineasta …e empresário da banda citada ali atrás (hehehehe)

Duas sugestões, procure ouvir Velvet e saber mais de Warhol – eles são foda! 😀

The velvet Underground & Nico - Capa de Andy Warhol

 

Anúncios

0 Responses to “Outra Pauta, Outro Design”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: